Image may be NSFW.
Clik here to view.Image may be NSFW.
Clik here to view.compartilhe
Não é a primeira vez que toco nesse assunto aqui no blog, mas é um assunto que nunca cansa.
Galera que desenha tá acostumado a ouvir essas perguntas: “Nossa, você desenha tão bem, onde você aprendeu?” “Você fez curso?” “Faz uma boneca minha?” (ok, essa última acontece mais comigo por meu traço ser mais feminino).
Então esse post vai ser curtinho, mas com uma dica sensacional da autora Betty Edwards:
Você aprende a desenhar a partir do momento que aprende a enxergar.
Deixa eu explicar: Se eu chegar para você (aspirante a desenhista) e disser “filho(a), desenha um rosto aqui nesse papel, por favor?”, existem grandes chances de sair algo semelhante a isso:
Clik here to view.

Desenho feito por Ken Darnell, em 05/02/1974
Dois olhos, um nariz bem no meio, boca logo abaixo, formato do rosto, cabelos. É isso que você sabe sobre como um rosto deve ser, certo?
Bom, aí está o problema. Você não está desenhando um rosto como seus olhos vêem, e sim como seu cérebro se lembra.
Este desenhista que fez esse desenho acima, após fazer um curso com a autora do livro “Desenhando com o lado direito do cérebro” fez este desenho:
Clik here to view.

Tendo terminado o curso original, Ken fez este desenho cerca de um ano depois.
“Ah, mas isso é dom” você diz. Eu digo que é desapego. Ken se desapegou das suas memórias de como são as coisas e passou a olhá-las com mais atenção, e a reproduzir elas no papel, conforme via.
Claro, existe neste desenho uma ótima técnica de sombreamento com grafite, mas isso é coisa que se aprende naturalmente com tempo e treino.
“Mimimi, mas eu quero desenhar mangá! Não essas pessoas realistas!”. Primeiro entenda como as coisas são. Depois aprenda a distorcê-las! Desenhos estilizados em geral são exageros da realidade: se você não conhecer a realidade, vai exagerar como?!
Deu pra sacar?
Agora vamo lá gente, só desenha quem quer. Você pode adquirir o livro “Desenhando com o lado direito do cérebro” aqui ou aqui, ou pode até baixar uma versão antiga dele em PDF aqui (mas eu aconselho comprar, o livro é bom demais para ficar vendo na tela).
Bom treino!